"Louca" de Chloé Esposito (opinião)

Nem sei por onde começar a escrever sobre este livro. "Louca" de Chloé Esposito pôs-me louca! A sério, fiquei mesmo traumatizada... mas no bom sentido. :) 

Na realidade foi uma louca leitura por todas as razões certas. Primeiro por não ser nada do meu género. Mas apesar disso, adorei. Depois porque é uma verdadeira viagem de montanha russa - que detesto - mas mal posso esperar pela segunda volta!

O livro centra-se em Alvie, uma fulana completamente louca, que partilha com o leitor o seus mais íntimos pensamentos. E assim que a conhecemos, logo nas primeiras linhas do livro, é impossível virar-lhe as costas. Ela não é só louca. É sarcástica, caustica, divertida, sexy, intensa, desastrada, inconveniente, mal-educada e perigosamente letal. Adjetivos que talvez não sejam muito saudáveis quando utilizados em conjunto para descrever uma pessoa. Mas Alvie é assim.

Por incrível que pareça, Alvie tem uma gémea - que odeia. Elizabeth é o seu oposto. O caos é uma palavra que não entra no seu vocabulário. Bem, Elizabeth convida a irmã para uma visita a Itália, onde vive, e até lhe paga a viagem, Alvie nem pensa duas vezes, deixa para trás o caos que é a sua vida, e lá vai ela.

O que Alvie encontra quando lá chega tira-a do sério. A villa é maravilhosa, o cunhado italiano, igualmente maravilhoso, o clima, a piscina, o dinheiro e até o sobrinho bebé, tudo é maravilhoso e tudo, acha Alvie, deveria lhe pertencer. Quando a oportunidade surge, ela nem pensa duas vezes, e assume o papel da irmã. E aí começa a verdadeira aventura, pois não só a situação não é bem o que ela pensava que era, como sai completamente fora do seu controlo.

O ritmo então torna-se alucinante, as cenas sucedem-se e Alvie descobre um lado que desconhecia ter e o qual lhe dá muitíssimo jeito para se ir safando das complicações em que se mete. Sem filtros,  Alvie é hilariante, chocante, violenta e imensa e inexplicavelmente divertida. Uma leitura que me deixou eufórica. Se isto não é gostar, não sei que será. ;)

Fiquei felicíssima ao descobrir que vai haver um segundo livro e até um terceiro. Quero continuar a ficar abananada com a vida louca desta maluca. Que venha o próximo!!

Para mais informações queiram espreitar a página do livro no site da Bertrand.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)