"O Homem de Giz" de C. J. Tudor (opinião)

Este livro anda a dar que falar, e confesso, acabei por ficar curiosa… logo percebi o porquê de tanto burburinho: a história anda à volta de um grupo de miúdos e o verão em que as suas vidas mudaram, tudo ao som de uma fantástica banda sonora dos anos 80.  Soa-vos familiar? Não sei se já ouviram falar da série Stranger Things, mas a premissa é a mesma. Apenas tudo o resto é diferente. :) Em "O Homem de Giz" não temos uma realidade paralela, nem monstros de outra dimensão. O monstro, em "O Homem de Giz", é bem real e humano.

Mas falemos sobre esta autora. Ao que parece, este é o seu primeiro livro, mas ninguém o diria, já que C. J. Tudor escreve com uma mestria que apenas encontramos em autores de policiais/thrillers com grande experiência. Ela não deixa pontas soltas, nenhum espaço por preencher, e apenas fornece ao leitor a informação pertinente na altura certa, contribuindo para uma constante tensão. É incrível o número de vezes, durante a leitura, em senti que ela estava a responder às minhas perguntas assim que elas surgiam na minha cabeça. Isto, meus amigos, é arte.

A narrativa saltita entre dois tempos: o atual, em que apenas três amigos, já adultos, se mantêm em contacto e a viver na mesma cidade, e o passado, durante a sua pré-adolescência, quando tudo aconteceu. Existem algumas cenas que achei demasiado fortes, mas que se justificam pela sua importância, e quiçá, refletem a realidade da adolescência. 

O que mais gostei é que nesta história, nem tudo o que parece é, e na verdade, todos têm os seus segredos. ;) As reviravoltas no enredo são surpreendentes e a constante tensão mantém-nos fisgados do início ao fim. Um verdadeiro page-turner! Recomendo.

Vejam aqui o book-trailer.

 
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)