"A Última Travessia" de Lone Theils (opinião)

Quando leio um livro, e tendo em vista que vou escrever a minha opinião quando o terminar, tomo em consideração alguns fatores, nomeadamente o percurso do autor. Neste caso, há que referir que Lone Theils é uma autora de primeira viagem, e apesar de ter sido jornalista correspondente em Londres de jornais dinamarqueses, este é o seu primeiro livro.

E para um primeiro livro achei que a autora fez um bom trabalho. É certo que se nota uma certa inexperiência / simplicidade na escrita (o que contrasta com algumas das palavras escolhidas na tradução para português, ex. decénio em vez de década, que me provocou imensa comichão!), mas toda a história está muito bem contada e bem organizada, o que para mim é fulcral neste género. Para além disso não há demasiada informação sobre os crimes (no último thriller que li a descrição dos crimes punha-me mal disposta! lol), ou seja, é um thriller mais soft, o que me fez lembrar um pouco a Sandra Brown, cujos thriller são bem mais levezinhos.

A meu ver, esta era uma história que poderia facilmente ser adaptada ao pequeno écran, como uma mini-série, por exemplo... e eu via-a de certezinha! Para mim este é o maior elogio que posso dar a um livro deste género: se passa em modo "filme" na minha cabeça, então podia muito bem ser visto na televisão!

Gostei imenso da personagem principal, Nora. Calma, ponderada e curiosa, com uma vida profissional intensa e uma vida amorosa curiosa. Ela contribuiu em muito para o meu interesse constante na leitura, pois é fácil relacionarmo-nos com ela. As outras personagens são igualmente verosímeis, estão bem desenvolvidas e com um papel bem definido no enredo. O mau é mesmo muito mau e o final não é facilmente adivinhado. Gostei.

Resumindo, não sendo daqueles thrillers de tirar o fôlego, achei-o uma leitura fácil e cativante que me entreteve e me tirou da cabeça os problemas do dia a dia. Não é esse um dos propósitos dos livros? Fico a aguardar por ver a evolução desta autora. Acho que promete. :)


0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)