"Uma Verdade Simples" de Jodi Picoult (opinião)

Assim que comecei a ler este livro percebi que não dos mais recentes desta autora. Não é que me fizesse grande diferença, pois adoro tudo o que ela escreve! Mas gosto de saber estas coisas. E realmente reconheci a diferença na forma como ela organiza a história, como nos apresenta as personagens e a sua predileção com os tribunais. Nada de transcendente, atenção, mas houve uma altura que todos os livros de Jodi Picoult tinham uma parte circunstancial passada dentro de uma sala de tribunal e relacionada com o trabalho da defesa ou da acusação. Bem, ultimamente, nos seus livros, Jodi deixou um pouco de lado a obsessão pelos tribunais e passou a incluir temas secundários que se entrelaçam com o tema principal, e que enriquecem ainda mais as suas histórias. Falo por exemplo destes dois livros: Tempo de Partir (santuário de elefantes) e Lobo Solitário (estudo dos lobos). Quem tem vindo a acompanhar a sua evolução como autora perceberá do que falo.

E na verdade o meu instinto estava certo. Este livro foi originalmente escrito em 2000 e até teve direito a um filme em 2004 (Plain Truth - ver o link: http://www.imdb.com/title/tt0420075/). Mas nem por isso deixa de ser atual e de estar extremamente bem escrito, tendo-me proporcionado umas maravilhosas horas de lazer e aprendizagem, mexendo com os meus sentimentos e arrebatando o meu coração de leitora.

Adorei o pano de fundo desta história – uma comunidade Amish nos EUA, na Pensilvânia. 
As Pessoas Simples sempre foram um "povo" que me fascinou. Com a ajuda de Jodi Picoult fiquei a saber muito mais sobre esta comunidade, sobre a sua maneira de ser e sobre os seus costumes conservadores.

Muito mais do que a restrição da utilização de equipamentos elétricos ou telefones e automóveis, muito mais do que a obrigação de se vestirem de determinada forma, ou usarem o cabelo e barba assim ou assado, os Amish tentam levar um estilo de vida o mais simples possível (daí o nome Pessoas Simplesobservando os ideais de humildade e desprendimento dos bens materiais. Para eles o desprendimento pessoal e a bondade são os pilares do seu comportamento. São também desprovidos de sentimentos de orgulho e vaidade, ou pelo menos tentam combater esses sentimentos. A mentira e a violência é contra a sua forma de ser, pelo que por exemplo, os membros destas comunidades não ingressam nas Forças Armadas dos seus países. Vivem essencialmente da agricultura, como a produção de tabaco, e da produção de lacticínios. Uma das festividades mais fascinantes dos Amish enquanto comunidade é a construção dos celeiros. Nessa ocasião, a todos se juntam para construir o celeiro para um deles, e é mesmo uma festa! O gesto serve para simbolizar o ato de desprendimento pessoal e o intuito de ajudar os demais. Também esse evento está maravilhosamente descrito por Jodi Picoult neste livro.


Bem, tudo isto para vos enquadrar na maravilhosa história que Jodi Picoult nos conta neste “Uma Verdade Simples”. No celeiro de uma família Amish é encontrado um bebé morto. Será possível que uma jovem Amish, de apenas 18 anos, que se julga ser a mãe desse bebé, lhe tenha tirado a vida? Todas as personagens são riquíssimas e fascinantes e a história está contada de vários pontos de vista, o que para mim enriquece imenso a narração dos acontecimentos. Sei, pelos agradecimentos no final do livro, que a autora esteve em contacto com uma das comunidades Amish para conseguir ser o mais fiel possível à sua realidade, o que para mim mostra o quão dedicada é esta autora que adoro. ;)

Mais um livro fantástico que saiu das mãos de uma verdadeira contadora de histórias, que se nunca leram têm mesmo de conhecer! Recomendo sem hesitações.

P.S. Um miminho para vocês... o filme "Plain Truth" está no YouTube, inteirinho e com boa qualidade. :) Para quem o quiser ver deixo-vos o link abaixo. Entretanto, fica o trailer:



Link do filme: https://youtu.be/BdSMCbDUXWo

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)