"Viver Sem Ti" de Jojo Moyes (opinião)


Por vezes, tenho a certeza, há personagens que saem dos livros e continuam a viver para lá da história. Nunca acharam isso? Eu sim. E pelos vistos Jojo Moyes também. :)

Li numa entrevista que ela deu a propósito deste livro que muitos dos seus leitores lhe perguntavam sobre a vida de Louise. O que era feito dela depois de... Atenção! Para quem não leu o primeiro livro (Viver Depois de Ti), é melhor não ler esta minha opinião. Pelo menos até o ler. E depois sim, pode ler à vontade a opinião e o segundo livro. É que este é daqueles que é mesmo importante que se tenha lido o primeiro, e que a história esteja fresca na sua mente! Só assim, acho eu, podemos apreciar devidamente a vida de Louise no Viver Sem Ti. Ah e preparem-se, vai ser uma viagem maravilhosa! :)

Como eu estava a escrever, acho que foi uma ótima opção, a de Jojo Moyes, em dar ouvidos a esta personagem chatinha que lhe aparecia sorrateiramente às 5h30 da manhã a pedir-lhe que escrevesse sobre ela. É que realmente a forma como o outro livro termina... bem, deixa-nos um pouco desconsolados. Com esperança, mas desconsolados, perguntando-nos a nós próprios "e se fossemos nós"? Com este novo livro, Jojo conseguiu um feito notável. Escreveu uma história inteirinha sem chover no molhado... ou seja, não andou ali à volta dos mesmos assuntos do primeiro livro, mas pegou em assuntos novos, e andou para a frente com a vida de Louise.

Embora as emoções que este livro me causou não tenham sido tão fortes como o anterior, gostei de o ler e acrescento, foi mesmo muito interessante. É o tal caso de uma personagem que vive para lá da história, e nós temos o privilégio de acompanhar esse percurso. Esta é uma das principais razões porque gostei tanto desta leitura. Mas há mais! Ver a evolução da família de Louise - a hilariante atitude feminista da mãe e o desespero do pai - e principalmente perceber como o que Will fez veio a afetar mais do que uma pessoa. Ah e claro, a grande revelação, que apesar de espetável, é adorável! E não, Louise não está grávida! lol

Mais uma leitura que me agradou imenso!! Jojo veio para ficar, na minha estante e no meu coração!

Podem espreitar a minha opinião sobre o primeiro livro » aqui.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)